Como é a terapia Gestaltica
- Fabio Corrêa
- 23 de out. de 2020
- 1 min de leitura
A Gestalt-terapia é uma das abordagens da Psicologia. Ela se diferencia das demais pelo modo de intervenção do terapeuta, que é ao mesmo tempo confrontativo e apoiador. É considerada bem dinâmica porque é experiencial, ou seja, parte da experiência vivida pelo cliente no aqui e agora e da relação estabelecida com o terapeuta.
O principal objetivo é proporcionar em você uma tomada de consciência do que lhe ocorre interna e externamente (no nível das relações). Para isto enfatizamos as manifestações corporais, que são indicadores dos seus estados emocionais, bem como seu discurso verbal. Dizemos que o processo de tomada de consciência é o processo psicoterapêutico propriamente dito.
Para auxiliá-lo vamos utilizar algumas técnicas (experimentos gestálticos) além do diálogo, para que você conheça seu modo de funcionamento na vida e veja o que necessita fazer para modificá-lo, caso deseje. Enfim, para que você se responsabilize por si mesmo e seja autêntico!
Assim, a Gestalt-Terapia desenvolve em você o auto-apoio, auto-aceitação, auto-valorização e auto-confiança, ensinando-o a confiar em seus próprios recursos e utilizá-los de maneira correta. Fazendo com que, por conseguinte, você estabeleça uma relação mais saudável e construtiva com si mesmo e com as pessoas que o cercam.
Comments