Cuidando da autoestima
- Fabio Corrêa
- 28 de set. de 2020
- 2 min de leitura
O que é autoestima?
É somente aparência física?
Para ter uma boa autoestima, precisa ter um corpo e uma aparência "perfeita"?
Fiz questão de colocar entre aspas a palavra perfeita, pois será que existe um corpo e uma aparência perfeita, o que é essa perfeição imposta pela sociedade e pela mídia, mas isso é coisa para outro texto, vamos falar de como cuidar da autoestima.
Trata-se da capacidade que o indivíduo tem de valorizar ou não a identidade, de estar satisfeito com o que é, de confiar em si e reconhecer o próprio valor.
A pessoa que sofre de baixa autoestima não se sente capaz de realizar algumas coisas, e com isso, perde inúmeras oportunidades durante a vida prejudicando o próprio desenvolvimento e crescimento pessoal ou profissional.
A baixa autoestima induz o perfeccionismo, a dificuldade de aceitar as limitações, a tendência a se culpar, o medo da rejeição, a incapacidade de lidar com críticas, entre outras.
É importante investir em autoconhecimento, para que a autoestima seja fortalecida e para que o indivíduo seja capaz de lidar de forma mais adequada, com suas características negativas. Com isso, é possível evitar o desgaste gerado pela autoaceitação e uma melhora no aprimoramento pessoal.
Esse quadro pode levar a crises de ansiedade e depressão, por isso é fundamental procurar ajuda de um psicólogo. O objetivo é fazer com que, durante o processo terapêutico, a pessoa seja capaz de se diferenciar dos demais e conquistar sua independência, aprendendo a se amar e ser amado.
Comments